terça-feira, 3 de dezembro de 2013

10º Prêmio João Turin


Paulo Martins, Giovana Kimak, Nereide Michel e André Largura


Na semana que passou, o Museu Oscar Niemeyer foi palco da décima edição do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor e diretor artístico Paulo Martins. 
Carlos Vinicius de Almeida
Dos 13 finalistas, Carlos Vinicius de Almeida, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foi o grande vencedor do concurso. Sob o tema “Costura Afinada, A Trilha Sonora da Moda Paranaense”, ele teve como inspiração o compositor e pesquisador do folclore paranaense Inami Custódio Pinto. Além do troféu de primeiro lugar, que recebeu da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, ganhou uma viagem para Milão. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, entregou o troféu de 1º lugar à coordenação do Curso de Design de Moda da UTFPR, onde estuda Carlos Vinicius de Almeida, representada no evento pelo professor Nélio Pinheiro.
Looks vencedores
Além de buscar referências na Gralha Azul, uma das músicas mais conhecidas de Inami Custódio Pinto, Carlos Vinicius de Almeida também encontrou no trabalho do  pesquisador do folclore paranaense  elementos para compor os looks vencedores. Neles estão alusões ao fandango, lembrado nas formas de instrumentos musicais, como a rabeca e o adufo, e aos tamancos, típicos desta manifestação cultural do litoral paranaense.
Em segundo lugar ficou Alberani da Conceição, também da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que pesquisou a vida e a obra do compositor Grafite para o seu trabalho. 
O terceiro colocado foi Gustavo Henrique das Neves, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que se inspirou em Arrigo Barnabé. 
2º lugar
A comissão julgadora do evento foi composta pelos designers Roberto Arad, Karina Kulig, Alexandre Linhares, Juliana Moriya, Gabriela Abdulmassih, Letícia Utime, Bernadete Brandão e jornalistas Adélia Lopes e Bruna Bill. Também participaram da comissão julgadora Elisabete Turin dos Santos, professora de Educação Patrimonial, Adriana Dias, diretora da Escola de Economia Criativa, Marília Giller, professora e pesquisadora da música paranaense, Orlando Azevedo, fotógrafo, Waltraud Sekula, artista plástica e Marili Azim, programadora artístico-cultural da Fundação Cultural do Paraná. O objetivo do concurso, que teve seu inicio em 2003, é divulgar a cultura paranaense como fonte de inspiração aos designers de moda e de acessórios.
3º lugar
Paralelamente à final do 10º Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, Nereide Michel e Paulo Martins lançaram o projeto Curitiba Creative World – Moda Arte e Design. A proposta do evento é promover o diálogo entre a moda, arte e design por meio de exposições, instalações e desfiles performáticos, destacando a importância da criatividade, inovação e identidade na geração de novos e interessantes produtos. A ideia do Curitiba Creative World é de ampliar o intercâmbio entre os profissionais do estado com os seus colegas do Brasil e do exterior, transformando a capital paranaense em um centro de apresentação de trabalhos autorais e de troca de informações sobre o papel da moda e do design em tempos de economia criativa. A primeira edição do evento está prevista para abril de 2014.
Após a premiação aconteceu um badalado coquetel com sabor paranaense” que contou com o apoio da Paraná Turismo através do projeto “Gastronomia Paraná”, que valoriza os ingredientes regionais e os produtores locais. Os restaurantes Manu Buffara, Lagundri, Girassol, Casa da Mãe Joana, Espaço Gourmet e Bistrô do Victor foram responsáveis pelo saboroso cardápio, enquanto que a sobremesa ficou por conta da Satis Fugdes e as bebidas da Way Beer,  Vinícola Franco Italiana e refrigerantes Cini.

REALIZAÇÃO:
IMOP– Instituto de Moda do Paraná, OX Comunicação de Moda, NAMODA Comunicação de Estilo

APOIOS:
Paraná Turismo, Prefeitura Municipal de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, Solar do Rosário, D-LAB, Comunicare, Centro Europeu, Universidade Tuiuti do Paraná, Lady& Lord - Centro de Formação de Profissionais de Beleza, Idiomas Portella, Prime Comunicação, DM Management, Joy Model Management, Mega Model Management, Tamanduá Iluminação, Guime Telões, Portal Urbe, Studio Ambienta – André Largura e Giovana Kimak.


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