sexta-feira, 18 de julho de 2014

Projeto Cultural restaura obras contemporâneas do MAC


DETALHE: limpeza da obra Alerta Geral III de MILTON PRECIVALE

Na próxima semana será inaugurada a exposição: MAC UM ACERVO RESTAURADO na Sala Theodoro de Bona do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.  A exposição exibe ao público algumas das obras que foram restauradas pelo Projeto Cultural para Conservação e Restauração. O projeto foi realizado ao longo de dois anos com a coordenação das restauradoras Jozele Penteado e Ângela Zampier e coordenação técnica de Maria Cecília Cavalcanti Germano.

Este projeto foi elaborado e aprovado tendo como objetivo contemplar a restauração e conservação de 41 (quarenta e uma) obras contemporâneas; - todas do acervo do MAC PR, que foram totalmente recuperadas e retornaram para o Museu. Os trabalhos começaram em fevereiro de 2012 e se encerram agora com a abertura da exposição e lançamento de catálogo. A abertura da mostra será no próximo dia 24 de julho, às 17 horas, na Sala Theodoro de Bona, no MAC PR.

O Projeto Cultural - PROJETO CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE TELAS DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORANEA DO PARANÁ foi viabilizado por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel, da Baldo S.A. Comércio Indústria e Exportação e da Goemil S.A. Indústria de Produtos Alimentícios.

Tendo como principal objetivo efetivar a Conservação e Restauração das obras que foram devidamente selecionadas e indicadas pela equipe técnica do Museu, conforme critério baseando-se no estado de conservação e importância da obra e artista, daí a necessidade e complexidade do restauro previsto para 24 meses de realização destas obras contemporâneas e em diferentes e distintos suportes (tais como: tela, madeira, papel, aglomerado, tecido, entre outros; - utilizando-se diversas técnicas e materiais).

Destaque especial para algumas obras que foram restauradas e já foram exibidas ao público em exposições montadas no Museu de Arte Contemporânea, entre elas as dos artistas Aldir Mendes de Souza, Antonio Manuel, Eleonora Fabre, Inácio Rodrigues e Oswaldo Lopes, bem como uma obra de Abraham Palatnik no MON; esta segue diretamente para o Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde será exibida. 

A equipe de restauradores está constituída por cinco profissionais Jozele Penteado, Ângela Zampier, Maria Cecília Cavalcanti Germano, Allan Sostenis Hanke e Renata Domit.

Serviço: Exposição MAC UM ACERVO RESTAURADO
Abertura: Dia 24 de Julho, quinta-feira, das 17 às 20 h
Sala Theodoro de Bona – MAC PR
Rua Desembargador Westphalen,16 – Centro - Curitiba
Período de exposição: Até 31 de Julho, de terça a sexta-feira das 10 às 19h
Sábado, domingo e feriado das 10 às 16h – ENTRADA FRANCA.
Informações: (41) 3323-5328 | 33235265 (setor educativo)
mac@pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!